Survey123 – Personalize um basemap para uso offline 

Survey123 – Personalize um basemap para uso offline 

Este procedimento descreve como você pode criar e configurar um mapa base offline para uso com o aplicativo de campo Survey123.
O processo descrito envolve o ArcGIS Pro para criar um arquivo de mapa offline, este arquivo é então carregado no ArcGIS como um item e vinculado ao seu levantamento usando o Survey123 Connect, e uma vez vinculados, os usuários do aplicativo de campo Survey123 podem optar por baixar o mapa offline, ou mapas, para uso enquanto estiverem desconectados

Crie um arquivo de mapa offline no ArcGIS Pro 

O ArcGIS Pro suporta a criação de vários formatos de arquivo de mapa offline diferentes, incluindo:

.vtpk: O formato de pacote de mosaico vetorial é o mais leve. Ele suporta apenas dados vetoriais.

.tpk: Os arquivos de pacote de blocos tendem a crescer muito rapidamente em tamanho. Eles são projetados para conter apenas dados raster.

.mmpk: Os pacotes de mapas móveis permitem combinar dados vetoriais e raster, bem como localizadores.

A maneira mais simples de criar um mapa offline no ArcGIS Pro é usar a opção Baixar Mapa na aba Mapa. Você pode usá-lo, por exemplo, para levar uma pequena parte de um mapa base da Esri para um arquivo de mapa offline.

Abra o ArcGIS Pro, selecione o mapa base que deseja colocar offline e amplie sua área de interesse.

Na aba Mapa, você encontrará um botão chamado Baixar mapa. Use-o para baixar a extensão atual do seu mapa como um arquivo.

No meu caso, eu queria criar um mapa offline da ilha de Porto Rico usando o mapa base do OpenStreetMap.

O arquivo .vtpk de saída de Porto Rico, com o máximo de detalhes possível, levou 25 minutos para ser criado com tamanho de 120 MB.

O tamanho do arquivo de saída depende de três fatores principais:

1. A extensão da área geográfica que você deseja extrair: quanto maior a área, maior o arquivo

2. O nível máximo de detalhes do seu mapa: mais detalhes significam arquivos maiores

3. O tipo de mapa base que você escolhe: Os mapas base que incluem apenas dados vetoriais são MUITO mais leves do que aqueles que incluem imagens ou um plano de fundo sombreado. Os mapas base OpenStreetMap, Esri Navigation, Esri StreetMap e Esri Nova são apenas vetoriais.

Uma vez criada, a camada offline é adicionada ao índice no ArcGIS Pro. A partir daí, você pode encontrar a localização do arquivo através da caixa de diálogo de propriedades da camada, conforme mostrado na próxima captura de tela.

Em preparação para nossa próxima etapa (Carregar seu arquivo de mapa offline no ArcGIS), você pode querer renomear o arquivo.

Além de colocar os mapas base existentes da Esri offline, você também pode criar mapas offline com seus próprios dados. Na verdade, você também pode combinar mapas base da Esri com seus próprios dados! A documentação para preparar um mapa offline no ArcGIS Pro inclui detalhes adicionais.

Você também pode usar a ferramenta de criação de Mobile Map Package ou criação de Map Tile Package para criar arquivos de mapa offline.

Carregue seu arquivo de mapa offline para o ArcGIS

Usando um navegador da web, entre no ArcGIS. Na guia Conteúdo, clique em Novo item e carregue seu mapa offline. Conforme você percorre as etapas nesta caixa de diálogo, certifique-se de escolher a opção de carregar apenas o arquivo. Não crie uma camada de mosaico hospedada, pois é desnecessário. Aqui está uma animação passo a passo para que você possa ver o processo.

Depois que o item é criado, gosto de alterar a miniatura, o resumo e a descrição. Também me certifico de que o item seja compartilhado com todos os grupos relevantes do ArcGIS que usarão este mapa offline no Survey123.

Vincule seu item de mapa offline à pesquisa

No Survey123 Connect, vá para a guia Conteúdo vinculado do seu questionário e clique em + Conteúdo do link. Lembre-se de que, antes de poder vincular o conteúdo, você deve primeiro publicar a pesquisa. Selecione a opção Map Package e vincule o mapa ou mapas.

Uma vez vinculado, o mapa estará disponível para download para qualquer usuário de sua pesquisa, desde que o usuário tenha acesso ao item vinculado, compartilhe conforme apropriado.

 Há casos em que você pode querer criar vários mapas offline e compartilhá-los seletivamente com usuários de campo. Por exemplo, você pode querer compartilhar um mapa offline da região A com a Equipe A e um mapa diferente da região B com a Equipe B. Nesse caso, você pode compartilhar sua pesquisa com ambos os grupos e compartilhar seletivamente seus itens do mapa offline.

Use o mapa offline do aplicativo de campo Survey123

Uma vez vinculados, os mapas offline podem ser baixados no aplicativo de campo Survey123 e usados ​​quando desconectados, conforme mostrado na próxima animação.

Neste artigo, exploramos uma das várias maneiras de criar mapas offline e configurar o Survey123 para usá-los. Você pode aprender mais técnicas no tópico de ajuda do Survey123 Preparar mapas base para uso offline.

Referências

Veja com detalhes o que diz a o artigo da Esri na integra:

Survey123 Tricks of the Trade: Configure a map for offline use

Precisa de Ajuda?

Conte com nosso time de especialistas – Utilize este formulário

2 + 11 =

Primeira vez no site?

para obter mais informações sobre este benefício
entre em contato com o seu representando comercial