Guia prático de migração ArcGIS Pro

ArcGIS Pro – Guia Prático de Migração

Quando o usuário tem anos de fluxos de trabalho, dados e habilidades consagrados em torno de um software, a migração pode parecer assustadora. Este guia tornará o processo viável e os benefícios que vêm com o ArcGIS Pro farão a diferença!

 

Conhecendo o ArcGIS Pro

O ArcGIS Pro é a nova geração do GIS Desktop. É um software repleto de recursos, desenvolvido com aprimoramentos e ideias da comunidade de usuários.

 

  • Principais características do ArcGIS Pro
  • O ArcGIS Pro é o principal aplicativo desktop da Esri. Não se trata de uma atualização do Arcmap, mas uma aplicação nova, totalmente projetada para manter as funcionalidades e ao mesmo tempo incorporar a mais moderna tecnologia. Com design intuitivo, acessível, recursos avançados de compartilhamento e muito mais.

     

  • Vantagens da Migração para o ArcGIS Pro
    1. Aplicação moderna e rápida: o ArcGIS Pro é uma aplicação multi-thread de 64 bits. Sua poderosa capacidade de processamento e mecanismo de atualização de display permitem análise e renderização mais rápida.
    2. Área de trabalho intuitiva: as barras de ferramentas foram substituídas por uma faixa personalizável que é atualizada contextualmente dependendo do que você está fazendo no aplicativo. Em vez de ter que trabalhar com barras de ferramentas e caixas de diálogo, as ferramentas que você necessárias aparecem quando você precisa delas. Janelas e painéis ajustáveis compõem o seu espaço de trabalho do ArcGIS Pro. Isso significa que você pode alternar facilmente entre trabalhar com ferramentas de simbologia ou geoprocessamento e navegar por mapas, tabelas e layouts.
    3. Design baseado em projeto: A unidade de trabalho do ArcGIS Pro é o projeto. Um único projeto pode conter vários mapas, cenas 3D e layouts. Os projetos podem ser empacotados em alguns cliques em um formato que pode ser compartilhado via nuvem ou como um arquivo. Como alternativa, você pode abrir o ArcGIS Pro sem um projeto para concluir suas tarefas de gerenciamento de dados.
    4. Compartilhamento fácil: A integração com portal, permite carregar projetos, mapas ou camadas em seu portal no ArcGIS Online (incluído na sua assinatura do Desktop) ou no ArcGIS Enterprise. Diversos conteúdos também são compartilhados com você através do ArcGIS Living Atlas, um recurso de dados e mapas base, que conta com milhões de dados de outros usuários disponibilizados gratuitamente no ArcGIS Online.
    5. Compatibilidade com o Arcmap: mapas, layouts, simbologias e modelos criados em qualquer versão do ArcMap podem ser carregados para o ArcGIS Pro com mudanças mínimas. Os scripts em Python podem ser facilmente atualizados para funcionar no ArcGIS Pro. Uma vez que seus projetos estejam no ArcGIS Pro, você encontrará as mesmas funcionalidades disponíveis, além de novas atualizações não disponíveis no ArcMap. Os projetos do ArcGIS Pro não podem retornar ao ArcMap, mas você pode continuar a executar o ArcGIS Pro e o ArcMap da mesma máquina e usar as mesmas fontes de dados.

  • Recursos do ArcGIS Pro
  • Da construção de mapas temáticos à análise orientada por dados e aos modelos 3D, o ArcGIS Pro possui uma ampla gama de recursos que são utilizados em uma variedade de indústrias igualmente diversificada. Com o seu histórico do ArcMap, você provavelmente já sabe o que sua organização planeja fazer com o ArcGIS Pro, mas os cenários abaixos demonstrarão como o ArcGIS Pro pode ser usado para abordar uma variedade de problemas de uma nova maneira.

    1. Cartografia: Trabalhe com ferramentas de cartografia intuitivas e inteligentes, em qualquer escala de mapa, criando incríveis mapas 2D e 3D para imprimir, utilizar em aplicações, painéis de gestão e na Web.
    2. Análise Espacial: Em diversos setores o ArcGIS Pro ajuda os profissionais a usar os dados para trabalhar com questões espaciais complexas. Use ferramentas de análises científicas para identificar padrões, fazer predições e responder questões.
    3. Processamento de Imagens: Drones, satélites, LIDAR, imagens, vídeos aéreos e mais: o ArcGIS Pro fornece ferramentas poderosas para gerenciar e analisar imagens.
    4. 2D e 3D: Descubra o mundo ao seu redor. Use ferramentas de análise 2D e 3D e dados em tempo real para identificar padrões, realizar predições e responder questões. Você pode analisar dados em 2D e 3D dentro do mesmo projeto do ArcGIS Pro, elaborando as visualizações necessárias para tomar decisões importantes.
    5. Gerenciamento de Dados: Garanta a integridade e acurácia dos dados a partir de um completo sistema para armazenamento, edição, avaliação e gerenciamento de todos os tipos de dados espaciais – incluindo dados em tempo real e big data.
    6. Conectando e Compartilhando: Garanta a integridade e acurácia dos dados a partir de um completo sistema para armazenamento, edição, avaliação e gerenciamento de todos os tipos de dados espaciais – incluindo dados em tempo real e big data.

     

  • Migrando para o ArcGIS Pro
    • A maior parte das funcionalidades disponíveis no ArcMap também estão disponíveis no ArcGIS Pro. O desafio inicial é encontrar os comandos e seguir fluxos de trabalho já familiares no aplicativo. Os menus drop-down, barras de ferramentas e caixas de diálogo do ArcMap foram substituídos por uma Faixa de Opções e por Painéis no ArcGIS Pro. A estrutura baseada em projetos do ArcGIS Pro também é uma nova experiência. Consulte Sobre o ArcGIS Pro para obter uma visão geral do design do aplicativo e da interface do usuário. Consulte o Sobre o ArcGIS Pro para obter uma visão geral do design do aplicativo e da interface do usuário.

    • Projetos:
    • No ArcGIS Pro, um conjunto de trabalhos relacionados – que consistem em vários mapas, cenas, layouts, dados, tabelas, ferramentas e outros recursos – é normalmente organizado em um projeto. Por padrão, um projeto é armazenado em sua própria pasta do sistema. Arquivos de projeto têm a extensão .aprx. Um projeto também tem seu próprio geodatabase (um arquivo com a extensão .gdb) e sua própria caixa de ferramentas (um arquivo com a extensão .tbx).

      Quando você inicia o ArcGIS Pro, existem várias maneiras de abrir projetos salvos e criar novos. Se você trabalha frequentemente com um projeto, pode fixá-lo na página inicial para acesso rápido; qualquer projeto que você salvou recentemente também está acessível na página inicial. Você pode navegar para outros projetos salvos para abri-los.

      Você pode criar projetos a partir de um dos quatro modelos disponíveis. Cada modelo cria um arquivo de projeto e adiciona conteúdo a ele. Por exemplo, um projeto criado a partir do modelo Map começa com uma visualização de mapa contendo uma camada de mapa base. Você também pode começar sem um modelo. Isso permite que você trabalhe no ArcGIS Pro sem salvar um arquivo de projeto.

      Novos projetos também podem ser iniciados a partir de modelos de projetos feitos por você ou compartilhados com você por colegas. Um modelo é um estado inicial personalizado para um projeto. Modelos usados recentemente aparecem na página inicial.

      Interface do usuário:

      As partes principais da interface do ArcGIS Pro são a faixa de opções, as exibições e os painéis. Para uma introdução prática, experimente o tutorial de introdução rápida do Introducing ArcGIS Pro.

    • Faixa de opções (Ribbon):
    • O ArcGIS Pro usa uma faixa horizontal na parte superior da janela do aplicativo para exibir e organizar a funcionalidade em uma série de guias. Algumas dessas guias (guias principais) estão sempre presentes. Outras (guias contextuais) aparecem quando o aplicativo está em uma situação particular. Por exemplo, um conjunto de guias contextuais da Camada de Recurso aparece quando uma camada de feição é selecionada no painel Conteúdo.

    • Visualizações
    • Visualizações são janelas para trabalhar com mapas, cenas, tabelas, layouts, gráficos, relatórios e outras apresentações de dados. Um projeto pode ter muitas visualizações, que podem ser abertas e fechadas conforme necessário. Várias visualizações podem ser abertas ao mesmo tempo, mas apenas uma permanece ativa. A exibição ativa afeta quais guias aparecem na faixa de opções e quais elementos são exibidos em painéis, como o painel Conteúdo.

    • Painéis
    • Um painel é uma janela acoplável que exibe o conteúdo de uma exibição (o Painel de Conteúdo), o conteúdo de um projeto ou portal (o Painel Catálogo) ou comandos e configurações relacionados a uma área de funcionalidade, como os painéis de Simbologia e Geoprocessamento.

      Os painéis oferecem funcionalidade mais avançadas ou completas do que os comandos da Faixa de Opções. Os painéis podem ter linhas de guias de texto e guias gráficas que particionam e organizam as funcionalidades.

    • Página de configurações
    • Na página Configurações, você pode modificar as opções do ArcGIS Pro, configurar suas conexões de licença e portal, gerenciar suplementos e muito mais. A página Configurações pode ser acessada de duas maneiras:
      • Em um projeto aberto, clique na guia Projeto na faixa de opções
      • Na página inicial do ArcGIS Pro, clique em configurações no canto inferior esquerdo.
      • Você pode acessar as configurações que deseja alterar usando a lista no lado esquerdo da página. Você também pode criar, abrir e salvar projetos, abrir o sistema de ajuda, obter informações sobre o ArcGIS Pro e sair do aplicativo.

        Nota: Conheça todos os termos de itens e funcionalidades no ArcGIS Pro Terminology Guide

      • Movendo conteúdo para o ArcGIS Pro
      • O processo de trazer seus mapas, cenas e layouts do ArcMap para o ArcGIS Pro é simples. Você também pode importar seus estilos favoritos e scripts Python. Dependendo da estrutura da sua organização, você pode achar esses fluxos de trabalho úteis ou pode encaminhá-los para os membros da equipe.

        Importar um documento do ArcMap para o ArcGIS Pro:

        Você pode importar mapas (.mxd), cenas (.sxd) e globos (.3DD) em projetos do ArcGIS Pro (.aprx). Dependendo do seu fluxo de trabalho planejado, você pode achar mais conveniente importar vários desses documentos em um único projeto. Comece com qualquer projeto do ArcGIS Pro e use o botão Importar Mapa na Faixa de Opções para navegar até o arquivo desejado. Quando o mapa é aberto, ele deve parecer semelhantemente ao ArcMap. Leia as etapas detalhadas.

      • Importe seus estilos para o ArcGIS Pro
      • Os estilos do ArcMap (.style) devem ser convertidos em estilos do ArcGIS Pro (.stylx). Existem duas maneiras de fazer isso. Muitos estilos já foram convertidos para o ArcGIS Pro e estão disponíveis através do ArcGIS Online. Aprenda como pesquisar e adicionar estilos. Como alternativa, você pode importar um estilo que você salvou localmente. Aprenda a importar estilos.

      • Aprendendo mais

    Precisa de Ajuda?

    Conte com nosso time de especialistas – Utilize este formulário

    13 + 11 =

    Primeira vez no site?

    para obter mais informações sobre este benefício
    entre em contato com o seu representando comercial