Monitoramento e controle de doenças transmitidas por vetores

O controle de doenças transmitidas por vetores é motivo de muita atenção por parte de equipes de vigilância epidemiológica e gestores da Saúde Pública no Brasil. Por conta disso, desenvolvemos uma trilha de capacitação onde demonstraremos como construir aplicações, utilizando a plataforma ArcGIS, que irão te apoiar a realizar o controle e monitoramento dos focos.

Nessa trilha de capacitação, você aprenderá a realizar a construção de formulários para coleta de dados em campo, criação de mapas e aplicações web para análise de incidências e um Dashboard para facilitar a tomada de decisões.

Também mostraremos como criar um Geodatabase (Banco de Dados Geográfico), um formato de armazenamento de dados confiável, robusto e de fácil organização para seus dados.

Com poucos cliques, você será capaz de criar o banco de dados que guardará informações importantes para seu dia-a-dia.

Continue seguindo a nossa trilha com os vídeos a seguir:

Criando pesquisas para coleta de dados de vistorias

 

Através do ArcGIS Survey123  podemos criar pesquisar para que as equipes de controle epidemiológico possam realizar ações de vistorias de maneira inteligente.

Sendo possível replicar o formulário específico para esse controle, bem como criar outros formulários para registro das atividades diárias, caso necessário.

As pesquisas podem ser respondidas, mesmo sem conexão com a internet, utilizando diferentes tipos de dispositivos, como: smartphones, tablets ou páginas web.

Na demonstração do vídeo abaixo são inseridas algumas informações como exemplo, porém você poderá replicar o formulário de visita domiciliar sem dificuldades.

Após a criação do formulário de pesquisa no Survey123 Connect desktop app, é necessário publicá-lo em sua conta organizacional do ArcGIS Online para que então seja possível sua utilização no aplicativo Survey123 field app em qualquer dispositivo móvel.

Após a realização da pesquisa, o envio poderá ocorrer de duas formas: caso não possua conexão com a internet, será possível armazenar o resultado da pesquisa no dispositivo para envio posterior, para isso utilize o botão “Enviar mais tarde”. Caso possua conexão com a internet, poderá clicar em “Enviar agora”, assim seus dados serão enviados para sua conta do ArcGIS Online.

Após o envio das pesquisas você poderá visualizar os dados coletados em um mapa em seu ArcGIS Online, e a partir dele construir análises e outras aplicações, como veremos nos próximos vídeos.

Faça o download do Survey123 Connect desktop app e do Survey123 field app.

Clique aqui e conheça mais sobre o ArcGIS Survey123. 

 

 

Carregando dados existentes

 

Muitas vezes possuímos dados existentes de pesquisas realizadas anteriormente, sejam através de sistemas legados ou de planilhas, sabemos que é muito importante ter todos os dados em um único sistema para que possamos realizar análises mais precisas e completas.

Para isso podemos completar os dados coletados através do ArcGIS Survey123 com seus dados legado.

No vídeo abaixo demonstramos como realizar o complemento desses dados de duas formas diferentes, no ArcGIS Pro:

 

  • Carregando tabelas com registros que possuam dados de Latitude e Longitude.

  

  • Caso possua somente os dados de logradouro, bairro, município e estado podemos realizar o processo de Geocodificação, onde através da combinação dos dados de localização poderemos encontrar sua coordenada geográfica para exibir no Mapa.

 * O processo de Geocodificação consome créditos do ArcGIS Online. Clique aqui e entenda como funciona o consumo de créditos no ArcGIS Online.

Anexando dados legado

 

Após a espacialização dos dados legados em uma camada de feição, precisaremos anexar essas informações a camada com os dados do ArcGIS Survey123, para dessa forma termos todos os registros agrupados para posterior consulta e análise. Para isso utilizaremos a ferramenta “Anexar” do ArcGIS Pro, confira o exemplo no vídeo abaixo.

 

Definindo simbologia do mapa

 

A correta interpretação do mapa é fundamental para que possamos realizar análises de forma simples rápida e direta. Por isso a utilização da simbologia adequada é importante para a elaboração de um mapa conciso.

Nesse vídeo, mostraremos como definir a simbologia para seu Mapa. Sendo possível identificar com precisão, quais locais estão com incidência de foco e determinar através de diferentes símbolos a classificação desses focos.

 

Realizando análise temporal dos dados

 

Chegou a hora de começarmos a construir algumas análises com os dados coletados. Uma análise muito importante para o acompanhamento da incidência dos focos, é a análise temporal. Onde podemos criar animações para visualizar o aumento da incidência dos focos de acordo com o tempo. Dessa forma é possível identificar a velocidade de proliferação e a assertividade das ações de combate, bem o cruzamento com outras variáveis como as condições meteorológicas, por exemplo.

Visualizando concentração de focos com o Mapa de Calor

 

Outra forma de facilitarmos a análise espacial é criando um Mapa de Calor. Sendo possível identificar quais os locais com maior incidência dos focos, a partir da avaliação de sua distribuição no mapa.

Publicando os dados no ArcGIS Online

 

Após finalizarmos a criação do mapa no ArcGIS Pro, poderemos publicá-lo no ArcGIS Online. Ao publicar essa camada no ArcGIS Online, poderemos compartilhá-lo com membros da organização, gerar novas análises e construir aplicações como mapas interativos, painéis de indicadores e aplicativos web, como veremos nos próximos vídeos.

Criando mapa interativo

 

Um Web Map é uma visualização interativa das suas informações geográficas, nesse caso dos dados coletados sobre focos de doenças transmitidas por vetores. Nesse Web Map é possível fazer alterações de simbologia, criar pop-ups para exibição dos dados das feições, criar análises, entre outras possibilidades.

Também podemos compartilhar esse conteúdo através de links, embutidos em sites da web e criando aplicativos web baseados no mapa.

Criando painéis de indicadores

 

O ArcGIS Dashboard é uma aplicação onde com base no mapa criado e nos dados contidos nele, podemos criar painéis de indicadores epidemiológicos, para monitoramento e controle das ações de vigilância e combate aos vetores.

Clique aqui e conheça mais sobre o ArcGIS Dashboards. 

Criando aplicativos web

 

Com o ArcGIS Web AppBuilder poderemos criar poderosas aplicações web para visualizar e editar dados da nossa camada de pesquisa. Poderemos personalizar a aplicação de forma que tenha a identidade visual de sua organização, também é possível adicionar widgets prontos para o uso e assim executar análises, filtros, gerar relatórios entre outras funcionalidades.

Essa aplicação pode ser compartilhada para que outros usuários possam consultá-la. Facilitando o acesso as informações.

Clique aqui e conheça mais sobre o ArcGIS Web AppBuilder. 

Precisa de Ajuda?

Conte com nosso time de especialistas – Utilize este formulário

13 + 6 =

Primeira vez no site?

para obter mais informações sobre este benefício
entre em contato com o seu representando comercial